A natação é uma das atividades físicas que desenvolve um trabalho corporal completo.Sendo assim, oferece possibilidades de estímulos e desenvolvimento necessários à pessoa autista.
Através de músicas,brinquedos e demais objetos utilizados em aula,claro que cada um no tempo e exercícios certos, fica mais fácil para conseguir sua atenção e executar um trabalho excelente com ele, vista que, uma das dificuldades do autista é a organização espaço temporal.
Como as aulas de natação influenciam na percepção espaço tempo do autista, em seu primeiro dia de atividade o professor mostra ao aluno o local onde os dois irão nadar.Ensina à ele por onde e como entrar e/ou sair, utiliza os objetos para o desenvolvimento de cada exercício e incentivam a guardar cada um em seu local. Esta é uma forma de organizção que começa dar um norte ao aluno. Uma vez gravadas estas informações o professor precisa tomar cuidado com mudanças futuras.
A criança irá aprender a se deslocar pela piscina e terá certa independência na água refletindo assim o seu dia-a-dia. O trabalho todo feito com o autista precisa ter o objetivo de desenvolver o máximo a independência da criança com este transtorno global.
A natação, além de todos os benefícios motores e cognitivos trabalha também o lado social da criança. O autista não consegue abordar as pesssoas com a mesma naturalidade que nós. Nesta atividade como se faz em um meio que a princípio o aluno não conhece, ele é obrigado a estabelecer uma relação de confiança com o professor. Outra função da natação é atividade relaxante.O autista pode apresentar crises de auto-agressão ou agressão aos outros. Mas isto acontece somente se for irritado ou ocorrer mudanças bruscas em sua rotina.
Nas aulas de natação este aluno terá oportunidade de aliviar suas tensões, pois por si só a água já é prazerosa, com as práticas realizadas de forma lúdica e contínua o resultado é ainda melhor.
Situações de relaxamento que podem ocorrer em aula:
- Tocar, deitar,deslizar, mergulhar,jogar água para cima, brincar de bater na água para fazer com que espirre por todo lado.
Programa Para ser Utilizado com Autistas na Piscina
Através de músicas,brinquedos e demais objetos utilizados em aula,claro que cada um no tempo e exercícios certos, fica mais fácil para conseguir sua atenção e executar um trabalho excelente com ele, vista que, uma das dificuldades do autista é a organização espaço temporal.
Como as aulas de natação influenciam na percepção espaço tempo do autista, em seu primeiro dia de atividade o professor mostra ao aluno o local onde os dois irão nadar.Ensina à ele por onde e como entrar e/ou sair, utiliza os objetos para o desenvolvimento de cada exercício e incentivam a guardar cada um em seu local. Esta é uma forma de organizção que começa dar um norte ao aluno. Uma vez gravadas estas informações o professor precisa tomar cuidado com mudanças futuras.
A criança irá aprender a se deslocar pela piscina e terá certa independência na água refletindo assim o seu dia-a-dia. O trabalho todo feito com o autista precisa ter o objetivo de desenvolver o máximo a independência da criança com este transtorno global.
A natação, além de todos os benefícios motores e cognitivos trabalha também o lado social da criança. O autista não consegue abordar as pesssoas com a mesma naturalidade que nós. Nesta atividade como se faz em um meio que a princípio o aluno não conhece, ele é obrigado a estabelecer uma relação de confiança com o professor. Outra função da natação é atividade relaxante.O autista pode apresentar crises de auto-agressão ou agressão aos outros. Mas isto acontece somente se for irritado ou ocorrer mudanças bruscas em sua rotina.
Nas aulas de natação este aluno terá oportunidade de aliviar suas tensões, pois por si só a água já é prazerosa, com as práticas realizadas de forma lúdica e contínua o resultado é ainda melhor.
Situações de relaxamento que podem ocorrer em aula:
- Tocar, deitar,deslizar, mergulhar,jogar água para cima, brincar de bater na água para fazer com que espirre por todo lado.
Programa Para ser Utilizado com Autistas na Piscina
Vai ser utilizado com o autista:
- Coordenção Motora;
- Interação Social;
- Adaptação aos diferentes Ambientes e Meios;
- Relaxamento para diminuir o nível de agressividade;
- Respiração;
- Fortalecimento da Musculatura.
Serão utilizados na piscina:
- Brinquedos;
- Bolas;
- Bóias;
- Bisnaga
Programa:
1- Primeiro é feito uma adaptação da criança na água; vair molhar os pés, as pernas,fazer com que ela toque e sinta a água, que ela se adapte à ela para não haver crises agressivas. O autista tem dificuldade em lidar com situações estranhas,essa adaptação a água deve ser feita gradativamente para que não haja pânico.
2- Serão feitas brincadeiras de passar a bola um para o outro em círculos, com o auxílio de profissionais capacitados. Esta atividade auxilia na coordenação motora e na interação social.
3- As crianças serão mergulhadas com nariz tampado para trabalhar a respiração, serão feitas uma série de 10 mergulhos.
4- Serão feitos exercícios com os braços e as pernas para fortalecimento muscular, como: atravessar a piscina no sentido vertical batendo os braços e as pernas, aproximadamente 03 voltas.
5- No final do exercício as crianças serão colocadas em bóias e/ ou bisnagas, com um fundo musical, para relaxar, serão faladas palavras de conforto e depois haverá um momento de silêncio por 05 minutos.
Depois de todas as atividades a criança relaxa e o nível de agressividade diminui.
Alguns Benefícios da Natação
- Melhora a capacidade cardiorespiratória;
- Melhora o Tônus muscular, a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade;
- Desenvolve habilidades psicomotoras, como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva, visual, as noções espacial, temporal e de ritmo,
- Desenvolve sociabilidade e auto-confiança.
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